A Rede Nacional de Dirigentes de Pós-Graduação e Pesquisa das IES Particulares - REDE PGP - juntamente com a Fundação Nacional para o Desenvolvimento das Instituições Particulares de Ensino Superior – FUNADESP- realizaram, no dia 30 de novembro de 2022, de forma “on line”, o 22º ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DAS IES PARTICULARES.

O Sistema de Pós-Graduação no Brasil vive tempos difíceis, tempos atípicos. A presença de uma pandemia de proporção planetária exigiu um esforço gigantesco de todos nós visando adaptações técnicas e metodológicas para a continuidade de nosso trabalho, para a produção de conhecimento com originalidade, qualidade acadêmica e com retorno social. Por outro lado, também passamos por mudanças institucionais no sistema de avaliação dos programas, sendo que, até o presente, não temos ainda respostas completas que nos permita nos situarmos e elaborar um planejamento adequado, exigido pelo próprio sistema de avaliação da CAPES.

No presente, quase voltando à normalidade, nos perguntamos? Quais as políticas e estratégias para o Sistema Nacional de Pós-Graduação e para os diferentes programas, que são muito diversos e específicos? O recente incentivo aos programas 3 e 4 com bolsas complementares foi muito importante. Mas, há outras estratégias? A internacionalização não é tarefa fácil. Nem todos os programas, pela própria natureza de suas temáticas, têm acesso à internacionalização plena. O que a Diretoria de Avaliação tem a contribuir com suas análises sobre tendências e dificuldades principais, observadas pela análise dos relatórios Sucupira?

A escolha do tema “DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DAS IES PARTICULARES” deveu-se, pois, ao reconhecimento dos inúmeros desafios do presente para os programas de pós-graduação stricto sensu. Contudo, reconhecendo os limites do evento, foram selecionados apenas alguns aspectos e nesta direção foram convidados três palestrantes considerados importantes para o debate do tema e para incentivar e estimular as instituições e os programas ao enfrentamento dos mesmos.

A reunião foi iniciada pela professora Dra. Helena Carvalho De Lorenzo coordenadora da Rede PGP, que deu as boas-vindas aos presentes e agradeceu a todos os membros componentes da Rede PGP. O professor Cicero Ivan Gontijo, Diretor Superintendente da Funadesp, igualmente saudou os presentes e reafirmou a importância da Rede PGP para a Funadesp e para o sistema particular de ensino de pós-graduação.

O primeiro palestrante do evento foi o professor Leonardo Andrade, associado da consultoria QS, especialista em projetos de internacionalização, visibilidade e reconhecimento internacional para universidades, que discorreu sobre a importância da construção de ranking de indicadores das Universidades Brasileiras. Mostrou que construção de indicadores do ensino superior permite o fortalecimento e a identificação de elementos analíticos que levam a melhor possibilidade de internacionalização das instituições. São facilitadores da mobilidade acadêmica, da atração de professores, da pesquisa realizada e de publicações qualificadas. Há diversos tipos de indicadores: de disciplinas, de PHDs, de pesquisa, de empregabilidade de ex-alunos. Contudo, apesar da grande importância dos indicadores ainda se observa a necessidade de que as instituições brasileiras mandem as informações necessárias à construção dos indicadores.

O segundo palestrante foi o professor Prof. Nelson de Carvalho Filho que dirigiu a UNIALFA como Reitor e a FADISP e o COLÉGIO ALFA como Diretor Superintendente. Atualmente atua como Consultor de Empresas como Sócio da NCF Consultoria e é membro do Conselho Curador da Funadesp. Apresentou a palestra: “Incentivo à pesquisa nas instituições de ensino superior privadas”. Discorreu sobre o papel da educação na vida dos brasileiros e da falta de recursos para a educação. Destacou a importância da Funadesp na avaliação e seleção de projetos de pesquisa e na melhoria da qualificação de pesquisadores em razão da oportunidade e responsabilidade dos avaliadores ad hoc.

A terceira palestra foi proferida pela Profa. Katia Jorge Ciuffi, atualmente Reitora e professora/pesquisadora da Universidade de Franca (UNIFRAN). A professora Katia tem uma enorme experiencia na gestão da pós-graduação em IES particulares e ampliou muito os nossos horizontes sobre o tema. Katia Jorge Ciuffi – Apresentou a palestra: "A pós-graduação stricto sensu como continuação da graduação e da extensão". Discorreu sobre a necessidade de uma mudança no modo de encarar a pós-graduação e vê-la como continuidade da graduação. Mostrou que a pós-graduação traz ganhos intangíveis e tangíveis às instituições, relembrando o caso da vacina Oxford”. Contudo, as matrículas estão caindo. Tornam-se, assim, fundamentais algumas mudanças na concepção de graduação para incentivar a ambas. Dentre essas medidas destacou as relações entre Universidade – Empresa, como forma de cooperação e interação, a curricularização da extensão universitária e o desenvolvimento de projetos de Iniciação Cientifica com empresas sócias, principalmente. Dar visibilidade às pesquisas e buscar fomentos. É preciso pensar na pós-graduação, pesquisa e extensão de uma forma mais integrada.

A sessão foi encerrada por Helena Carvalho De Lorenzo, coordenadora Nacional de Rede Nacional de Dirigentes de Pós-Graduação e Pesquisa das IES Particulares, que fez uma pequena síntese das discussões e destacou o fato de os programas, públicos ou particulares, fazerem parte de um mesmo universo. Trata-se de um único conjunto e avaliado com as mesmas regras, enfatizou! Contudo, os programas nas IES particulares são mais jovens e têm percorrido uma trajetória distinta daquela que historicamente caracterizou as universidades públicas, quanto à formação do sistema de pós graduação no Brasil. Perguntando-se sobre o que explica os investimentos do sistema particular de ensino em pesquisa, ciência e tecnologia, ressaltou que, para além da concorrência e das questões comerciais, há um inegável interesse pela ciência, principalmente por parte de docentes e pesquisadores que investem seu tempo e talento na produção de conhecimento. Mas, por suas especificidades, a formação de redes de apoio aos programas e redes Inter programas passa a ser uma ferramenta essencial para traçar uma história diferenciada de cooperação e como forma de avançar em direção à consolidação dos programas e de formação de conhecimento nas instituições particulares de ensino.

Agradecendo a presença de todos, ressaltou a importância dos segmentos das IES particulares para o sistema de pós-graduação brasileiro e do próprio sistema de avaliação para torná-lo mais robusto. Para tanto precisamos de um calendário claro e regras bem definidas para que cada programa tenha a oportunidade de se planejar. O caminho é árduo e o esforço gigantesco. Mas, as IES particulares estão plenamente dispostas a percorrê-lo. O mundo da pós-graduação mudou. E as IES particulares são parte deste mundo.

Veja o vídeo do Encontro: https://www.youtube.com/watch?v=GUmrcQnsHLA

 

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