Publicado: Sexta, 30 Abril 2021 12:14
  Fonte: Funadesp

O Conselho Curador da Funadesp elegeu, em 17/03/2021, a professora MARIA BEATRIZ BALENA DUARTE para exercer sua Presidência, em mandato previsto para 4 anos, com início previsto para 01/05/2021. A professora Beatriz substitui o Prof. Fernando de Melo Nogueira, Reitor da Universidade FUMEC, que exerceu a presidência desde 06/12/2017.  


Socióloga, professora, gestora executiva em Educação e consultora do Banco Mundial para Ensino Superior. Atuando há 30 anos no segmento, tem trilhado uma carreira respeitável na educação superior brasileira, tanto em gestão, como em liderança de grupos de alta performance. Liderou duas expressivas mudanças institucionais: a transformação de uma IES familiar para instituição de mercado (UVA/RJ – ILUMNO), e a mudança curricular para matrizes por competências da PUCPR.

Responsável por incrementar índices de qualidade (MEC, RUF, THE) com sucesso no âmbito da graduação e pós-graduação, foi idealizadora da plataforma de Gestão de Talentos da PUCPR.

Graduada em Sociologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Doutora em Sociologia y Ciencias de la Educación pela Universidade de Santiago de Compostela. Tem certificações de formação executiva pela Hoper, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Boston College e Universidade de Stanford. Foi Vice-reitora e Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida UVA - Rio de Janeiro. Atuou como Pró-Reitora de Graduação da PUCPR. E atualmente é Reitora da Universidade Veiga de Almeida UVA - Rio de Janeiro.

Representou a Universidade Veiga de Almeida como membro do Conselho Curador da Funadesp por dois mandatos, entre 2009 e 2017. Voltou a ser eleita em 04/12/2019. É a primeira mulher eleita Presidente do Conselho Curador da Funadesp.  

© 2022 Funadesp. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por AtomTech