Clipping Número: 567 |
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Quarta, 07 Janeiro 2015 Notícias |
Um erro estratégico para a C,T&I
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Em artigo enviado para o Jornal da Ciência, Adalberto Luis Val, William Magnusson, Philip Fearnside e Niro Higuchi (INPA, membros da Academia Brasileira de Ciências) defendem a importância dos cursos de pós-graduação em institutos de pesquisa
Recentemente, o ex-ministro Campolina do MCTI, ao avaliar a pasta numa entrevista a Leandro Cipriano, da Agência Gestão CT&I, deixou um alerta sobre o “inchaço da pasta” e ressaltou que “há um problema de atuação das entidades ligadas ao MCTI, ao ressaltar que elas oferecem cursos de pós-graduação, serviço que deveria ser proposto por instituições de ensino superior. Eventualmente, algumas áreas de especialização podem ter alguma complementação, mas isso deveria ser tarefa das universidades brasileiras. Deveríamos, nessa reestruturação, transferir esses programas” disse.
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Terça, 06 Janeiro 2015 Notícias |
Produção científica e lixo acadêmico no Brasil
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A resistência dos medíocres e a falta de coragem política das autoridades impedem o crescimento da ciência de alta qualidade no nosso país.
Dois artigos publicados recentemente pela revista britânica "Nature", especializada em ciência, deixam o Brasil e, em especial, a comunidade acadêmica brasileira, profundamente envergonhados.
A "Nature" nos acusa, em primeiro lugar, de produzir mais lixo do que conhecimento em ciência. Nas revistas mais severas quanto à qualidade de ciência, selecionadas como de excelência pelo periódico, cientistas brasileiros preenchem apenas 1% das publicações.
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Segunda, 12 Janeiro 2015 Notícias |
Professores são a base do desenvolvimento das nações
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A nova educação exige que se considere a tomada de consciência sobre as necessidades específicas de cada estudante.
Foi divulgado na última semana o novo piso salarial para os professores de educação básica e fundamental. Como é sabido, este piso deve ser seguido por todos os estados, o que, de fato, não ocorre, em função das dificuldades financeiras dos estados e da resistência de alguns governadores.
A partir dos dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), retirados do documento “Education at a Glance 2014”, e considerando que o novo piso nacional é de R$ 1917,78, que correspondem a cerca de 10 mil dólares anuais, verificamos que nosso país ocupa uma das piores posições no cenário mundial.
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