Problema na visualização deste e-mail? Clique aqui para vê-lo online.
Logo
●Eventos ●Clipping ●Website
Clipping Número: 565
   Quarta, 19 Novembro 2014      Notícias

O professor é o fator que mais influencia na educação das crianças

image A família, a vizinhança e o esforço pessoal contam no resultado de cada aluno. Mas pesquisa após pesquisa mostra que umfator importa muito mais que os outros: o professor   As irmãs americanas Beatriz e Elizabeth Vergara, de 15 e 16 anos, passam por uma experiência inusitada para adolescentes que frequentam o ensino médio público. Com mais sete alunos, elas processam o Estado da Califórnia, onde moram e estudam, por oferecer uma educação ruim. O processo correu entre janeiro e junho. Mais surpreendente foi o argumento usado: segundo os advogados das meninas, o Estado da Califórnia fere a Constituição dos Estados Unidos, ao manter a estabilidade de emprego e outras leis de proteção ao professor, porque isso dificulta a demissão de educadores ruins. A decisão do juiz Rolf True não tem precedentes.  
Read More
   Quarta, 19 Novembro 2014      Notícias

Desperdício de tempo em sala de aula 'drena' investimentos em educação

Especialista do Banco Mundial explica por que América Latina perde em média 1 dia por semana de aula e como melhorar isso em curto e lonzo prazo. Alunos brasileiros perdem em média um dia de aula por semana por conta de desperdício de tempo em sala de aula, gasto com atrasos, excesso de tarefas burocráticas (fazer chamada, limpar a lousa e distribuir trabalhos) e em aulas mal preparadas pelo professor - tempo este que deixa de ser gasto com o ensino de conteúdo. Essa foi uma das principais conclusões de um estudo recém-lançado pelo Banco Mundial que analisou o trabalho de professores na América Latina e seu impacto sobre a qualidade do aprendizado, a formação dos alunos e o desempenho desses países em rankings internacionais de educação.
Read More
   Quinta, 20 Novembro 2014      Notícias

O professor de Harvard que ensina a ser feliz

image O professor Tal Ben-Shahar: “A felicidade não é estática. É um processo que termina apenas com a morte” São Paulo - Os cursos mais populares da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, não ensinam medicina nem direito, mas felicidade. No ano passado, mais de 1 000 alunos se inscreveram para assistir às aulas do professor Tal Ben-Shahar, que usa um ramo da psicologia para ajudar os estudantes de graduação na busca da realização pessoal. Na primeira vez que ministrou o curso, há dez anos, oito pessoas se inscreveram. A fama cresceu e, embora os alunos façam trabalhos, não recebem notas, mas algo mais pessoal. “Eles falam que a aula muda a vida deles”, diz Tal. Nesta entrevista, ele mostra como encontrar satisfação profissional e pessoal.
Read More
   Segunda, 24 Novembro 2014      Notícias

Iniciativa promissora

image Renomados pesquisadores formalizam hoje no Rio a criação de uma Rede Nacional de Ciência para a Educação. Estudos sobre o funcionamento do cérebro mostram que a maioria dos indivíduos tem um padrão semelhante de comportamento: ficam mais vigilantes na parte da tarde e apresentam maior dificuldade de concentração nas primeiras horas da manhã. Isso se aplica inclusive a crianças a partir dos dez anos de idade. Qual é então o sentido de obrigar jovens a acordarem às seis da manhã e exigir deles que, às sete, já estejam atentos para aprender matemática em suas primeiras atividades escolares? Por essa lógica, seria muito mais produtivo, por exemplo, iniciar o dia com outras atividades lúdicas — como o ensino de música, que ajuda crianças a prestarem mais atenção nas atividades seguintes — e deixar aulas de disciplinas que demandam maior esforço e concentração para mais tarde.  
Read More
   Sexta, 28 Novembro 2014      Notícias

Estudo mostra perfil de estudantes de programas de iniciação científica

Os dados fazem parte do estudo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo Pouco mais de um terço – 37,4% – dos estudantes de ensino superior participam de programas de iniciação científica no Brasil e desses, 74,2% consideram que eles oferecem grande contribuição à formação do aluno. Os dados fazem parte do estudo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp), que será divulgado hoje (28) no 14º Congresso Nacional de Iniciação Científica. A pesquisa foi baseada nas respostas dadas pelos concluintes de cursos e participantes do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no período de 2010 a 2012. O levantamento traça um perfil dos estudantes que participam de programas de iniciação científica. Eles são majoritariamente brancos, grande parte tem renda familiar até 4,5 salários mínimos e mais da metade são filhos de pais com formação até o ensino médio.
Read More
   Sexta, 28 Novembro 2014      Notícias

A Educação entre o público, o privado e o estatal

Na Conferência Nacional de Educação realizada na última semana, em Brasília, uma das tensões foi a da relação entre a educação pública e a educação privada no Brasil. O que está em jogo não é apenas a presença marcante da iniciativa privada na oferta de vagas na educação brasileira, notadamente no ensino superior, e o importante financiamento por meio da concessão de bilhões de reais concedidos pelo poder público às instituições particulares de ensino, mas também os  próprios limites da regulação estatal do sistema.
Read More
Share on Facebook Tweet Share on Google Plus Email
Copyright © 2024 Funadesp. Todos os direitos reservados.

SCS Quadra 7 - Bloco "A" Sala 726/728 - Torre do Pátio Brasil, Brasília / DF
Por que estou recebendo este e-mail?
Porque você se inscreveu em nosso mailing.

Não está interessado?
Remova-se da nossa lista.