Clipping Número: 537 |
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Terça, 17 Dezembro 2013 Notícias |
O que a mídia precisa conhecer sobre a avaliação dos cursos superiores brasileiros
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"Quem julga com o entendimento, se entende mal, julga mal; se entende bem, julga bem. Porém, quem julga com a vontade, ou queira mal, ou queira bem, sempre julga mal. Porque se quer mal, julga movido pela ira vingativa; e se quer bem, julga movido pelo amor cego. Ou movida pelo amor cego, ou movida pela ira vingativa, a vontade sempre julgará mal". (Pe. Antonio Vieira, Sermão do Segundo Domingo do Advento)
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Quinta, 19 Dezembro 2013 Notícias |
O que vimos, escrevemos e aprendemos em 2013
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E não é que 2013 foi um ano e tanto para a educação? Aqui e lá fora, discussões acaloradas sobre o que se espera dos processos de ensino e aprendizagem puseram todo o tipo de assunto na pauta. No, Brasil, em meio aos protestos que ganharam as ruas de todo o país, a reivindicação por uma educação melhor era palavra de ordem. Agora, o debate social não se concentra mais em garantir o acesso à educação, deu um passo a mais e se dedica a discutir a qualidade. Nos EUA, vimos o presidente Barack Obama e uma série de celebridades da música e do esporte ir à televisão pedir que as escolas ensinassem programação. França, Reino Unido e China lançaram plataformas nacionais de Moocs e querem democratizar o ensino superior.
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Quinta, 19 Dezembro 2013 Notícias |
Educação a distância ou educação presencial? Um falso dilema
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A aceitação de novas ideias implica no abandono de velhas crenças. É nesse ponto que mora a dificuldade: como abandonar ideias profundamente enraizadas, cristalizadas ao longo da vida? A escola, como local de aprendizado, é um modelo solidamente instalado na cabeça das pessoas: a escola é de tijolo, com salas de aulas e carteiras enfileiradas onde ficam os alunos a ouvir um professor que fala sozinho o tempo todo. Esse modelo de escola tem mais de mil anos, compreensível, portanto, que essa imagem esteja fortemente enclausurada nas mentalidades.
No limiar do século 21, entretanto, as tecnologias de informação e comunicação oferecem inúmeras e atraentes possibilidades à educação, na modalidade agora conhecida como educação a distância. Possibilidades, todavia, que devem ocorrer em um outro modelo, como de aprendizagem fora da sala de aula, em um ambiente virtual, onde tudo ocorre em tempo real. Esse ambiente virtual de aprendizagem também necessita de um professor, mas não do professor do velho figurino verbalista e autoritário, mas de um professor que seja mediador, incentivador da pesquisa, do questionamento e da interação com os alunos.
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Segunda, 30 Dezembro 2013 Notícias |
O retrato da pós-graduação
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A avaliação da produção científica dos cursos de pós-graduação do País, feita a cada três anos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), mostra que aumentou o número de programas de mestrado e doutorado que receberam os conceitos máximos, entre 2010 e 2012. A escala vai de 1 a 7 e os dois últimos conceitos correspondem a níveis internacionais de qualidade pedagógica e científica.
Ao todo, a Capes avaliou 3.337 programas de pós-graduação oferecidos por universidades públicas, privadas e confessionais. Desse total, 406 - dos quais apenas 27 são vinculados a instituições particulares - receberam as notas 6 e 7. Dos cursos de mestrado e doutorado com melhor avaliação, 53% são oferecidos por cinco universidades públicas das Regiões Sudeste e Sul. Entre as instituições privadas e confessionais, a mais bem classificada foi a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com 11 cursos com conceitos 6 e 7.
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Quinta, 02 Janeiro 2014 Notícias |
Estudo da Codeplan mostra os novos desafios da Educação
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Crescimento da população exigirá esforços do governo para criar, até 2030, mais de 570 mil vagas em todos os níveis de ensino, além da contratação de pessoal
BRASÍLIA (2/1/14) – O DF precisará contratar mais de 16,8 mil novos professores para atender a demanda até 2030. É o que revela o estudo da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) Projeções Demográficas para 2030 no DF e Área Metropolitana e os impactos na Educação, Saúde, Transporte, Emprego e Infraestrutura Urbana.
A pesquisa analisou cada nível de ensino: educação infantil e ensinos fundamental, médio, profissional e superior.
O subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional da Secretaria de Educação do DF, Fábio Sousa, ressaltou a importância da pesquisa. "Podemos nos planejar para amenizarmos os impactos que possam ser causados pelo aumento substancial da população", declarou Sousa.
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Quinta, 02 Janeiro 2014 Notícias |
Paulo Freire, a simplicidade que ainda inova
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Paulo Freire, o mais importante e revolucionário educador brasileiro, viveu a maior parte da sua vida e criou seus métodos e conceitos pedagógicos em uma realidade sem computador em larga escala, internet, jogos on-line ou redes sociais. Mas mesmo após 50 anos da primeira experiência de alfabetização de adultos em Angicos, Rio Grande do Norte, que se tornaria o método com o seu nome, boa parte dos ensinamentos do pensador pernambucano seguem contemporâneos. E mais: vários deles ainda são inovadores para o cenário educacional.
“Nunca tivemos tanta chance de aprender juntos como agora”, avalia Jose Moran, pesquisador e professor de comunicação da USP, que enxerga na colaboração, na troca, na convivência virtual e no compartilhamento de saberes um dos princípios mais importantes de Paulo Freire, o de aprender junto. “Educador e educando aprendem em comunhão” é uma frase que resume a concepção freireana para a prática do aprendizado.
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