Problema na visualização deste e-mail? Clique aqui para vê-lo online.
Logo
●Eventos ●Clipping ●Website
Clipping Número: 537
   Terça, 17 Dezembro 2013      Notícias

O que a mídia precisa conhecer sobre a avaliação dos cursos superiores brasileiros

"Quem julga com o entendimento, se entende mal, julga mal; se entende bem, julga bem. Porém, quem julga com a vontade, ou queira mal, ou queira bem, sempre julga mal. Porque se quer mal, julga movido pela ira vingativa; e se quer bem, julga movido pelo amor cego. Ou movida pelo amor cego, ou movida pela ira vingativa, a vontade sempre julgará mal". (Pe. Antonio Vieira, Sermão do Segundo Domingo do Advento)
Read More
   Quinta, 19 Dezembro 2013      Notícias

O que vimos, escrevemos e aprendemos em 2013

E não é que 2013 foi um ano e tanto para a educação? Aqui e lá fora, discussões acaloradas sobre o que se espera dos processos de ensino e aprendizagem puseram todo o tipo de assunto na pauta. No, Brasil, em meio aos protestos que ganharam as ruas de todo o país, a reivindicação por uma educação melhor era palavra de ordem. Agora, o debate social não se concentra mais em garantir o acesso à educação, deu um passo a mais e se dedica a discutir a qualidade. Nos EUA, vimos o presidente Barack Obama e uma série de celebridades da música e do esporte ir à televisão pedir que as escolas ensinassem programação. França, Reino Unido e China lançaram plataformas nacionais de Moocs e querem democratizar o ensino superior.
Read More
   Quinta, 19 Dezembro 2013      Notícias

Educação a distância ou educação presencial? Um falso dilema

image   A aceitação de novas ideias implica no abandono de velhas crenças. É nesse ponto que mora a dificuldade: como abandonar ideias profundamente enraizadas, cristalizadas ao longo da vida? A escola, como local de aprendizado, é um modelo solidamente instalado na cabeça das pessoas: a escola é de tijolo, com salas de aulas e carteiras enfileiradas onde ficam os alunos a ouvir um professor que fala sozinho o tempo todo. Esse modelo de escola tem mais de mil anos, compreensível, portanto, que essa imagem esteja fortemente enclausurada nas mentalidades. No limiar do século 21, entretanto, as tecnologias de informação e comunicação oferecem inúmeras e atraentes possibilidades à educação, na modalidade agora conhecida como educação a distância. Possibilidades, todavia, que devem ocorrer em um outro modelo, como de aprendizagem fora da sala de aula, em um ambiente virtual, onde tudo ocorre em tempo real. Esse ambiente virtual de aprendizagem também necessita de um professor, mas não do professor do velho figurino verbalista e autoritário, mas de um professor que seja mediador, incentivador da pesquisa, do questionamento e da interação com os alunos.
Read More
   Quinta, 26 Dezembro 2013      Notícias

Breve análise acerca das Instituições Comunitárias de Educação Superior

  1. Trata-se de artigo que busca analisar a lei nº 12.881, de 12 de novembro de 2013, que institui nova forma de certificação para entidades de ensino superior que transforma as entidades interessadas em Instituições Comunitárias de Educação Superior e possibilita o estabelecimento de termos de parceria com o poder público. 2. As chamadas ICES deverão ofertar serviços gratuitos à população proporcionais aos recursos obtidos do Poder Público, podendo ser, ainda, alternativa na oferta de serviços públicos nos casos em que não são proporcionados diretamente por entidades públicas estatais, além da alternativa de oferecer conjuntamente com órgãos públicos tais serviços.
Read More
   Segunda, 30 Dezembro 2013      Notícias

O retrato da pós-graduação

  A avaliação da produção científica dos cursos de pós-graduação do País, feita a cada três anos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), mostra que aumentou o número de programas de mestrado e doutorado que receberam os conceitos máximos, entre 2010 e 2012. A escala vai de 1 a 7 e os dois últimos conceitos correspondem a níveis internacionais de qualidade pedagógica e científica. Ao todo, a Capes avaliou 3.337 programas de pós-graduação oferecidos por universidades públicas, privadas e confessionais. Desse total, 406 - dos quais apenas 27 são vinculados a instituições particulares - receberam as notas 6 e 7. Dos cursos de mestrado e doutorado com melhor avaliação, 53% são oferecidos por cinco universidades públicas das Regiões Sudeste e Sul. Entre as instituições privadas e confessionais, a mais bem classificada foi a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com 11 cursos com conceitos 6 e 7.
Read More
   Terça, 31 Dezembro 2013      Notícias

Lei adianta a entrada de crianças de 4 a 5 anos à pré-escola

Agora é lei: até 2016 todas as crianças de 4 a 5 anos do Brasil devem estar matriculadas em escolas públicas. Antes, o texto da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) previa a entrada das crianças apenas aos 6 anos. A medida vai abrir cerca de 1,4 milhão de vagas e oferecerá aulas diárias de até 4 horas em período regular e até 7 horas em período integral.A lei modifica estruturalmente a educação básica brasileira em relação às contas (serão quase R$ 3 trilhões para a adaptação dos municípios à lei) e a qualidade do ensino, aumentando o tempo da criança dentro da pré-escola e, consequentemente, melhorando seu aproveitamento futuro na escola convencional.Quanto mais cedo, melhor
Read More
   Quinta, 02 Janeiro 2014      Notícias

Sisu terá 171 mil vagas em cursos superiores; inscrição abre segunda

image   Número é 33% maior em relação ao processo seletivo de janeiro de 2013. Notas do Enem serão divulgadas até o fim desta semana, diz MEC.   O número de vagas em cursos superiores disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá as inscrições abertas de segunda-feira (6) até sexta-feira (10), será 33% maior em relação ao processo seletivo do início de 2013. Segundo levantamento feito pelo G1com base nos dados disponíveis no site do Sisu, a edição do primeiro semestre deste ano vai disponibilizar 171.756 vagas, um terço a mais em relação a janeiro do ano passado, quando foram abertas 129.279 vagas.
Read More
   Quinta, 02 Janeiro 2014      Notícias

Estudo da Codeplan mostra os novos desafios da Educação

image Crescimento da população exigirá esforços do governo para criar, até 2030, mais de 570 mil vagas em todos os níveis de ensino, além da contratação de pessoal BRASÍLIA (2/1/14) – O DF precisará contratar mais de 16,8 mil novos professores para atender a demanda até 2030. É o que revela o estudo da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) Projeções Demográficas para 2030 no DF e Área Metropolitana e os impactos na Educação, Saúde, Transporte, Emprego e Infraestrutura Urbana.  A pesquisa analisou cada nível de ensino: educação infantil e ensinos fundamental, médio, profissional e superior.  O subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional da Secretaria de Educação do DF, Fábio Sousa, ressaltou a importância da pesquisa. "Podemos nos planejar para amenizarmos os impactos que possam ser causados pelo aumento substancial da população", declarou Sousa.
Read More
   Domingo, 29 Dezembro 2013      Notícias

Faculdades privadas modernizam aulas com método dos EUA

  Estudantes em filas, professor à frente, explicação na lousa ou no projetor. É tudo que algumas faculdades particulares têm buscado evitar em seus cursos de graduação. Há pouco mais de um ano, ao menos quatro instituições brasileiras adotaram metodologias em que os estudantes precisam ler textos ou ver vídeos antes das aulas, para terem um conhecimento básico prévio do conteúdo. Instituto quer levar mudança curricular para ensino básico Nas aulas há debates entre os alunos, e não a convencional exposição do professor. A tradicional escola Belas Artes de São Paulo foi uma das que adotou o método.
Read More
   Sexta, 03 Janeiro 2014      Notícias

Trirriense utiliza software para fins educativos e é reconhecido pela Microsoft

image   O professor trirriense  Paulo Roberto de Azevedo Souza., após começar a cursar pós-graduação em Tecnologia para Informação e Comunicação na Escola pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentou um software educativo construcionismo que programa jogos desenvolvido pelo laboratório de pesquisas FUSE (Future Social Experiences). Pela segunda vez utilizado no mundo como projeto piloto, o professor apresentou um artigo sobre o trabalho e enviou o material para Microsoft, nos Estados Unidos, que reconheceu a Comunidade Kodu Game Lab, criada no Facebook pelo professor, como a comunidade oficial brasileira. O reconhecimento abriu caminhos para Paulo, que levou o programa para seus alunos da Faetec Três Rios. O grupo foi o primeiro a utilizar o software para fins educativos.
Read More
   Sexta, 03 Janeiro 2014      Notícias

Comece 2014 com termos de educação na ponta da língua

O ano de 2014 promete na área de educação. Para esquentar os tambores neste ano que acaba de começar, o Porvir organizou a definição de 10 termos que devem estar presentes em inovações sobre as quais falaremos nos próximos meses. Aqui você vai ver o que é aprendizado mecânico, o Movimento Faça Você Mesmo e até siglas que ainda podem aparecer estranhas, mas que vêm ganhando força, como Byod e Spoocs. Confira a seguir a terceira edição de nosso glossário e, se quiser ver uma explicação mais detalhada de algum dos termos, não deixe de consultar nossawiki.
Read More
   Quinta, 02 Janeiro 2014      Notícias

Paulo Freire, a simplicidade que ainda inova

image   Paulo Freire, o mais importante e revolucionário educador brasileiro, viveu a maior parte da sua vida e criou seus métodos e conceitos pedagógicos em uma realidade sem computador em larga escala, internet, jogos on-line ou redes sociais. Mas mesmo após 50 anos da primeira experiência de alfabetização de adultos em Angicos, Rio Grande do Norte, que se tornaria o método com o seu nome, boa parte dos ensinamentos do pensador pernambucano seguem contemporâneos. E mais: vários deles ainda são inovadores para o cenário educacional. “Nunca tivemos tanta chance de aprender juntos como agora”, avalia Jose Moran, pesquisador e professor de comunicação da USP, que enxerga na colaboração, na troca, na convivência virtual e no compartilhamento de saberes um dos princípios mais importantes de Paulo Freire, o de aprender junto. “Educador e educando aprendem em comunhão” é uma frase que resume a concepção freireana para a prática do aprendizado.  
Read More
   Quarta, 01 Janeiro 2014      Notícias

Caminhos para a educação em 2014

Anotem três palavras: personalização, experimentação e tecnologia. Agora, assumam uma compreensão ampla de cada um desses termos. É mais ou menos orbitando em torno desses três conceitos que as inovações educacionais de 2014 devem aparecer. Para chegar a essa conclusão, perguntamos a especialistas em educação de diversas áreas: o que devemos esperar da educação em 2014? Não servia dizer o que cada um gostaria que acontecesse ou o que há de mais vanguardista na educação. Nossa proposta era que, a partir do que se tem visto como tendência no mundo, cada um apontasse o que deve se tornar viável no Brasil, com todas as nossas limitações e desafios, em um prazo de 12 meses.
Read More
Share on Facebook Tweet Share on Google Plus Email
Copyright © 2025 Funadesp. Todos os direitos reservados.

SCS Quadra 7 - Bloco "A" Sala 726/728 - Torre do Pátio Brasil, Brasília / DF
Por que estou recebendo este e-mail?
Porque você se inscreveu em nosso mailing.

Não está interessado?
Remova-se da nossa lista.