Publicado: Terça, 22 Novembro 2016 15:11
  Fonte: Portal Brasil, com informações do Inep
  Link: http://www.brasil.gov.br/educacao/2016/11/mais-de-90-dos-inscritos-fizeram-o-enade-2016

As áreas de avaliação do Enade são definidas de acordo com o ciclo trienal do exame. Divulgação/Agência BrasilNo total, 195.859 concluintes de cursos de graduação de 18 áreas fizeram as provas no domingo (20), segundo o Inep. 


Ao todo, 90,7% dos inscritos realizaram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016. A taxa de abstenção, registrada em 9,3%, foi a menor para o primeiro ciclo de avaliação, que compreende as áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins.

Em 2013, a abstenção foi de 14,1%. Já em 2010, o registro atingiu 19%. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 195.859 concluintes de cursos de graduação de 18 áreas fizeram as provas no domingo (20).

As áreas de avaliação do Enade são definidas de acordo com o ciclo trienal do exame. Neste ano, participaram os estudantes de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. Também foram avaliados os concluintes de cursos tecnólogos nas áreas de agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.

As maiores abstenções foram em tecnologia de gestão ambiental (23,1%) e tecnologia em radiologia (17,5%). Entretanto, medicina registrou apenas 1,9% de ausentes, e odontologia, 4%.

Por unidade da Federação, as maiores abstenções foram no Amazonas (20,2%), Roraima (14,3%) e Pernambuco (13,4%). Rio Grande do Sul teve o menor número de ausentes (6,1%), seguido de Rondônia (6,2%) e Ceará (6,4%).

Gabarito e Questionário

O gabarito das questões objetivas será divulgado na próxima quarta-feira (23), e a data de publicação do padrão de resposta das questões discursivas será divulgada oportunamente. Todos os participantes têm até 30 de novembro para preencher o Questionário do Estudante, exclusivamente pelo Sistema Enade. O questionário é obrigatório, e o estudante que não o preencher não poderá colar grau.

Enade

Aplicado pela primeira vez em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela Avaliação de Cursos de Graduação e Avaliação Institucional. Juntos, eles formam o tripé avaliativo da qualidade dos cursos e instituições de educação superior.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior. 

© 2024 Funadesp. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por AtomTech