Clipping Número: 574 |
|
Quarta, 18 Março 2015 Notícias |
Professor que não estuda não faz o aluno estudar’
|
Educador Leandro Grass relata como é importante compartilhar com alunos novas descobertas para mantê-los sempre interessados.
Na minha conversa com os alunos no início de todo ano letivo, faço as seguintes perguntas: que coisas fizeram na escola, desde o primeiro dia de aula na educação infantil até hoje, as quais poderiam dizer que são seus autores? Com exceção dos desenhos de arte e das redações nas aulas de língua portuguesa, o que foi produzido exclusivamente por eles, sem ter copiado ou replicado de algum lugar? Ao tentar responder, a grande maioria tem dificuldade em lembrar, pois, de fato, o que mais fazemos em nossa vida escolar (e continuamos a fazer na universidade) é copiar, resumir, sintetizar, memorizar e replicar. Vivemos ainda em uma escola que pouco estimula a criatividade e a autoria. É a escola do conteúdo por si só, dos exames e das aulas. A escola que repete o conhecimento, mas que pouco promove sua ampliação.
|
|
Quinta, 19 Março 2015 Notícias |
Os professores têm que compartilhar o seu trabalho’
|
Para Susan Fuhrman, presidente do Teachers College, é preciso acabar com a visão da docência como uma profissão solitária.
Ser professor é um trabalho solitário. Essa frase é recorrente entre educadores e especialistas de diversas áreas já realizaram pesquisas e estudos que tentam entender os motivos que levam o docente a sentir-se assim. Dentre as explicações, frequentemente aparece o fato deles passarem grande parte da sua jornada de trabalho sozinhos com os alunos em sala de aula e o pouco contato que têm com colegas e superiores. Mas para Susan Fuhrman, presidente do Teachers College, da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, essa visão precisa acabar, ou se for além de uma visão, a realidade é que precisa mudar.
|
|
|
|
|
Copyright 2024 Funadesp. Todos os direitos reservados.
SCS Quadra 7 - Bloco "A" Sala 726/728 - Torre do Pátio Brasil, Brasília / DF |
|
|
|
Por que estou recebendo este e-mail?
Porque você se inscreveu em nosso mailing.
Não está interessado?
Remova-se da nossa lista.
|
|
|
|
|